Incontinência Urinária Feminina

Estima-se que mais de 8 milhões de brasileiros tenham incontinência urinária. Pode acometer mulheres de todas as idades, raças e níveis socioeconômicos. Estima-se ainda que de 30 das pessoas com idade superior a 60 anos tenham algum grau de incontinência. Mulheres são mais predispostas a este problema do que homens. Entre os idosos que vivem em casas de repouso pelo menos 50% apresentam incontinência urinária.

O número exato de pessoas com incontinência urinária não é conhecido, mas pode superar bastante as estimativas citadas. Diferentes doenças podem causar os sintomas de incontinência urinária. Algumas delas são transitórias e facilmente tratáveis, como infecções urinárias e vaginais, efeitos colaterais de medicamentos e constipação intestinal.

Outras causas podem ser duradouras ou permanentes. Entre elas destacam-se doenças como a bexiga hiperativa, fraqueza dos músculos que sustentam a bexiga (bexiga caída e incontinência urinária de esforço), fraqueza do músculo esfincteriano que envolve a uretra, defeitos de nascimento, doenças e lesões da medula, cirurgias sobre a bexiga, órgãos genitais femininos e outros órgãos pélvicos, doenças que afetam os nervos ou músculos (derrame cerebral, esclerose múltipla, poliomielite, distrofia muscular, etc). Em alguns(mas) pacientes mais de uma causa podem estar presentes.

Fatos sobre a incontinência urinária

• Milhões de pessoas apresentam problemas de controle da bexiga no Brasil;
• Incontinência urinária é tratável clinicamente ou através de cirurgia (a cirurgia de SLING, em que se implantam telas para dar suporte à uretra, são as técnicas mais utilizadas atualmente).

Algumas causas da incontinência urinária

•  Infecções urinárias ou vaginais;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Constipação intestinal;
  • Fraqueza de alguns músculos;
  • Doenças que afetam os nervos ou músculos;
  • Alguns tipos de cirurgia ginecológicas e outras.

Atenção

Para a maioria das pacientes, a incontinência não é somente um problema médico, afetando também seu bem-estar emocional, psicológico e social. Muitas deixam de realizar atividades cotidianas que possam afastá-las do banheiro por algum tempo. Por esta razão, é muito importante saber que a grande maioria das causas de incontinência pode ser tratada com sucesso.

Com 35 anos de experência, Dr. Antonio, é formado pela UFSM. Especializou-se em Cirurgia na cidade de Porto Alegre e no ano de 1990 veio para a cidade de Cascavel/PR, a qual reside até hoje.

Emailcontato@antoniosouzaurologista.com.br

Contato: (45) 3225-3003 / (45) 98405-0176